Passo a passo para renegociar dívidas com bancos e credores
Escolha como quer aprender:
Renegocie suas dívidas em três passos práticos. Aprenda como negociar melhores taxas e prazos para o pagamento e não se endividar mais.
Fundo de uma cozinha. Um homem de óculos sentado em uma mesa, em frente a um notebook, segurando um papel enquanto conversa no celular.

Enfrentar dívidas pode ser estressante, mas a boa notícia é que existe uma solução: a renegociação. 

Renegociar dívidas de forma eficiente vai aliviar a pressão no seu bolso, evitando o acúmulo de juros e ajudando a retornar ao controle das finanças. Isso sem contar a tranquilidade de estar sem dívidas!

Aqui, apresentamos um passo a passo prático para ajudar você a renegociar suas dívidas de maneira vantajosa. Vamos lá! 

1. Avalie sua situação financeira antes de renegociar

Antes de entrar em contato com bancos ou credores, é preciso entender sua situação financeira atual. 

Para isso, liste todas as suas dívidas, incluindo o valor total devido, as taxas de juros, os prazos de pagamento e o nome dos credores. 

Em seguida, analise sua renda mensal e suas despesas fixas e variáveis para identificar quanto você pode destinar ao pagamento das dívidas sem comprometer suas necessidades básicas.

Esse diagnóstico financeiro ajuda a definir o quanto você pode oferecer em uma negociação de forma realista. Além disso, ter clareza sobre sua situação mostra ao credor que você está preparado para uma negociação séria.

2. Entre em contato com credores

Depois de organizar suas informações, é hora de conversar com os credores, ou seja, as instituições que precisam ser pagas. 

Lembre-se de procurar canais oficiais, como agências, centrais de atendimento ou aplicativos dos bancos. 

Se você precisa negociar débitos no Cartão de Crédito Sam’s Club, pode acessar o Portal de Acordo de Dívida

Durante o contato, seja claro e objetivo. Explique sua situação, demonstre disposição para pagar e apresente uma proposta que caiba no seu orçamento. 

Os credores também têm interesse em receber o valor devido, por isso, costumam estar abertos a negociações que sejam viáveis para ambas as partes.

3. Negocie os termos da dívida

Alguns pontos importantes devem ser considerados para obter condições mais interessantes:

  • Taxas de juros: Tente negociar a redução dos juros, especialmente se eles forem muito altos. Isso pode diminuir significativamente o custo total da dívida.
     
  • Prazos de pagamento: Peça prazos mais longos, se necessário, para que as parcelas fiquem compatíveis com sua capacidade de pagamento.
     
  • Descontos para pagamento à vista: Se você tiver algum valor disponível, pergunte sobre descontos para quitação total ou parcial da dívida.

Leia atentamente todas as condições antes de fechar o acordo e peça que o novo contrato seja formalizado por escrito para evitar surpresas futuras.

O que fazer após a renegociação para evitar novas dívidas?

Quando renegociar as dívidas, é importante adotar novos hábitos financeiros para não cair novamente no ciclo do endividamento. 

Para isso, mantenha um controle rigoroso do seu orçamento, anotando de onde seu dinheiro vem e para onde ele vai. 

Se necessário, revise seus hábitos de consumo para identificar gastos que podem ser cortados. 

Tomar banhos mais curtos, reduzir as refeições fora de casa e tirar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso são atitudes simples, mas que fazem a diferença.

Outra dica é fazer suas compras no Sam’s Club! Além de produtos importados e nacionais com valores atrativos — principalmente os marca própria Member’s Mark — quem tem o Cartão de Crédito Sam’s Club aproveita planos de parcelamento especiais, descontos exclusivos nos clubes e benefícios nas lojas Carrefour e Atacadão. Vale a pena conhecer!

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com quem pode precisar de um empurrãozinho para renegociar as dívidas e continuar por aqui, no blog do Cartão de Crédito Sam’s Club.

Já possui um cartão Sam's Club?
​​​​​​​Não perca tempo! peça já seu cartão!
é diferente.
​​​​​​​é Sam's Club.